Thursday, April 21, 2011

Eles "andem" aí....

Ontem, numa das muitas idas ao supermercado, encontrei um alentejano. Eles andam por aí, e como eu, pelo norte também!
Já tinha as compras todas no tapete e preparava-me para as recolher do outro lado da caixa, quando vejo o senhor a passar dois bacalhaus. "Isso não é meu...", disse, e heis que aparece um senhor baixinho, careca, todo despachado a pedir desculpa "à menina", porque tinha ido ali cumprimentar um compadre. "Sabe, é que nós no alentejo falamos assim uns pós outros", dizia. E lá teve a marcar o código e a enganar-se algumas vezes. Pediu muita desculpa pela demora, desejou uma boa Páscoa a todos, e saiu. Eu sorri e disse que não havia problema e retribui os votos. Já no carro, a carregar as coisas para a mala, o senhor volta a falar comigo, "Oh menina desculpe lá a demora, mas a gente lá no alentejo somos assim mais para o demorado!", e ria-se muito. Quando lhe disse que também era uma alentajana no norte, foi uma festa e até me contou uma anedota:

Estão dois alentejanos num tasco e entram dois nortenhos. Um dos alentejanos diz para o taberneiro:
- Oh compadre, sirva lá um copo àqueles dois cabrões que acabaram de entrar, que pago eu!!
Os nortenhos ficaram muito indignados com o alentejano, que lhes estava a chamar cabrões, e diz um deles  para o alentejano:
- Olhe. que vocês lá na vossa terra se chamem cabrões, tudo bem, mas eu não lhe admito!!!
Ao que o alentejano, calmamente, lhe responde:
- Compadre tenha calma, nós lá no alentejo chamamos cabrões uns aos outros porque a gente sabe que não é.....agora você aí todo danado, parece que é!


Ahahahaha! Gostei da boa disposição do senhor, do alto dos seus 80 anos e a dizer que só morria aos 100. Mais, ainda fiquei a saber que veio para Ílhavo depois do 25 de Abril, porque lhe roubaram tudo o que tinha em Serpa; que trabalhava com madeira e carvão; e se tivesse um bocadinho mais do feitio do meu Mega Pai, ainda tinha ficado a saber a sua data de nascimento e o mais provável era ainda agora lá estar, a falar com o senhor e já sermos muito, muito amigos! :)

No comments: