Saturday, December 11, 2010

O velho, o menino e o burro

A sabedoria popular não só é a mais antiga, como maioritariamente, a mais verdadeira. No que toca a ditados, provérbios, dizeres e histórias antigas, a minha MEGA mãe, está sempre muito à frente. Quando me conta uma história ou um dizer antigo, termina sempre com a máxima: "Porque é que o diabo sabe muito?" e a resposta já a sei há muitos anos: "Porque é velho!", embora no caso não se aplique porque, como ela própria me ensinou, "velhos são os trapos". Dados os acontecimentos dos últimos dias, a MEGA mãe voltou a contar a história do velho, o menino e o burro; reza mais ou menos assim:

"
O velho, o menino e o burro iam fazer uma grande caminhada; o velho colocou o menino em cima do burro e partiram. Passaram por um grupo de pessoas que comentaram:

- Ali vai o menino, com boas pernas para andar, em cima do burro; e o velho, a pé!

Ao ouvir aquilo, o velho ponderou e decidiu ir ele em cima do burro e o menino a pé. Mais à frente, encontraram outro grupo de pessoas que comentavam:

- Ali vai o menino, coitadinho tão pequenino, a pé; e o velho em cima do burro!

O velho, ao ouvir aquilo, colocou também o menino em cima do burro, convencido que não haveriam mais comentários. Mais à frente, um terceiro grupo de pessoas:

- Ali vai o animal, coitado, carregado com os alforges, e ainda leva o menino e o burro em cima!

O velho então, agarrou no burro e, com a ajuda do menino, levaram-no às costas. Mais à frente um outro grupo de pessoas comentou:

- Aqueles são tolinhos, levam o burro às costas e vão eles a pé!?!?

"


A moral da história já todos devem ter percebido: façam vocês o que fizerem, nunca conseguem agradar aos outros. E se para uns isto é muito óbvio, para outros nem tanto. Perdoem-me a sinceridade, mas os outros, que vão à merda se não tiverem uma palavra amiga ou um sentimento quente para transmitir.

Tenho dito.

No comments: