Thursday, October 14, 2010

Os mineiros

Foram hoje resgatados. Um por um, todos eles venceram os 700 metros que os afastou durante meses do mundo. À sua volta muito trabalho, muita fé, muito apoio, muito esforço para que tudo corresse pelo melhor. A NASA disponibilizou um líquido que evitou aos mineiros os enjoos no percurso até ao reencontro com a luz; o Steve Job ofereceu Ipods a todos os mineiros chilenos (talvez para não se aborrecerem tanto de uma próxima vez!); todos os receberam numa enorme alegria e o Presidente do Chile discursou sobre o resgate, orgulhoso pelo sucesso da operação.

Mas o mais curioso nisto tudo, é que já ninguém se lembra o que originou a tragédia: uma exploração mineira ilegal. E aqui destaco a palavra ilegal (tanto, que o faço por escrito, só porque posso!). Mas isso agora já não interessa nada, porque entretanto o mediatismo, o drama, a tragédia, as audiências sobrepuseram-se à origem do problema, porque agora temos um reality show para seguir todas as noites, que é muito mais interessante do que apurar culpados. Pois claro.


4 comments:

Luis said...

duh... Ainda nao percebeste que a parte ilegal e' sempre a primeira a ser esquecida?

Come on... Tas em Portugal, devias saber!
(O que nao invalida que nos outros paises nao aconteca a mesma coisa, pois acontece exactamente as mesmas cenas!)

Anonymous said...

Só faltou lá o Socrates para anunciar que a mina vai fechar e vai tudo pro fundo de desemprego....

:)
(anónimo com medo de represálias)
beijos e abraços

Di said...

:)

Yah, se fosse em Portugal eu acho que os mineiros faziam greve ao resgate, exigiam melhores condições na mina e ficavam por lá!

Ai Portugal, Portugal....do que é que tu tás à espera? Já dizia o GRANDE Jójó :)

Littlewar said...

Se fosse em Portugal ficavam lá melhor do que virem cá para fora enfrentar o orçamento de estado de 2011.