Friday, October 15, 2010

Fases

Eu sempre disse que a vida é feita de fases. Continuo a acreditar nas fases. É quase um eufemismo para o que nos dói, para o que nos acontece sem percebermos porquê. Rotular estas situações como "fases" ajudou bastante a não lhes dar tanta importância, a minimizar a pressão de as ter que viver. A isto juntou-se uma idade, pouca, e moderadamente conhecedora do que é sentir, do que é amar, do que é ser verdadeiro. E assim se vencem algumas "fases". Talvez não as tenha vencido, talvez o tempo tenha perdoado e a idade crescido no sentido inverso à impaciência; talvez as tenha compreendido e olhado de frente, sem o medo de se instalarem em mim. As ditas "fases" afinal não se vencem, resolvem ou tão pouco desaparecem, ficam em nós, apenas noutro formato. Não são mais traumas ou más recordações; transformaram-se em passado, em novas características, em pequenos silêncios, em corações mais fortes e mentes mais abertas. É assim que mudamos, é ao passarmos muitas "fases". Afinal as pessoas mudam e não basta o tempo passar por elas. É preciso vivê-lo, mesmo que doa, e manter presente que amanhã não vai doer tanto porque estou mais forte.
Passadas algumas "fases" mais turbulentas, estou em paz. Estou feliz e poderia estar orgulhosa de ter tudo dentro de mim, muitas vezes quase sem me lembrar que já passou.
Já passou.

2 comments:

Daniel Non Sense said...

Lições de vida... O que não nos mata torna-nos mais fortes ;)

Beijos

Di said...

Diz que sim, diz que sim Non Sense.... tamos cá para confirmar ;)