Thursday, July 08, 2010

Reciclar tem limites

Ora isto do ambiente é muito bonito, e preservar a natureza, e o planeta é nosso amigo, tudo bem....até nos podemos encontrar qualquer dia, por mim tudo bem. Agora, vamos lá usar o bom senso para criar os chamados "ecopontos". Eles são realmente grandes e estão bem localizados. Todos coloridos, pela mesma ordem, lá está o vidrão, o "papelão" e "plasticão". Mas se são tão grandes, porquê terem um boquinha tão pequena??....não era óbvio haver uma mega tampa mesmo ali ao lado para se "atirar" o saco ou o caixote cheio? Não. Ao invés disso ali estamos, ao solinho, cheios de pressa a dobrar os caixotes, as caixas e embalagens, a esmagar tudo muito bem, não vá originar uma congestão ao senhor "papelão".....e o papel nem é o pior, o pior deles todos é o amarelinho que exige todas as embalagens bem dobradinhas para que caibam naqueles 20 cm de porta. Então pousa-se o saco no chão e começa-se a tirar a primeira embalagem, que traz outra agarrada e como o dia até está ventoso, lá vejo os plásticos e as embalagens a voar, cada uma para seu lado. Tento apanhar uma do chão, enquanto empurro a que tenho na mão para dentro da portinhola e às tantas o saco com tudo que tenho para reciclar já vai longe, às cambalhotas pela estrada, ao mesmo tempo que o leite azedo me escorre pelo braço que segura o pacote de leite que tanto queria reciclar......e pronto, começa a sequência interminável de asneiras e de maus dizeres! Mas claro, o ambiente merece. Sabem o que o que ele merece também? Pessoas inteligentes que pensem na usabilidade de um ecoponto antes de o implementar. o_O

2 comments:

Luis said...

Mas assim os empregados da empresa onde se faz a conversão dos materiais para novos, teriam que abrir os plásticos e tirar de lá todas as embalagens (incluindo aquelas que têm leite azedo)! E eles não são pagos para isso... Olha, olha!

Reciclar é tudo muito bonito, mas dá trabalho e é mais caro para ti, pois se por exemplo não queres ter leite verde a escorrer pelo braço deves lavar a embalagem antes de meter no amontado das embalagens até que as vás meter no ecoponto e deste modo gastas água, que é UM BEM FUNDAMENTAL E PRECIOSO e que por acaso tens que pagar!

Enfim... De qualquer das formas eu sei do que falas, pois também reciclo.

Di said...

Pois é verdade....já me tinha ocorrido, até conheço gente que se dá a esse trabalho, de lavar as embalagens antes de as pôr no lixo. Mas aí, parece-me que o drama é maior, porque dou por mim a lavar pacotes de leite (e a gastar água!) para deitar fora!! Não soa um bocado a loucura....?