Tuesday, August 25, 2009

Sim, sim.....tenho gripe A.....E DEPOIS?

:)

Pois é....confirma-se. É A sim senhores. Tanto gozámos e brincámos e fizémos piadolas que agora tou mesmo oito dias em casa sem pôr o pé fora que é um mimo....!
O fim-de-semana a três entretanto estendeu-se a quatro, porque isto de partilharmos uma gripe pelos dois não tem a mesma graça do que cada um ter a sua própria gripe :)

É verdade, bem que todos tinham razão em afastar-se de mim na sexta-feira....os Natalinos ignoraram os sinais óbvios e vieram cá jantar! (Aaahhh corajosos!) O menu foi "Carbonara minada de Gripe A" :) e nem por isso ficaram contagiados...pelo menos até ver!

Para os mais curiosos devo dizer que se isto é Gripe A....tsss, tsss....meus amigos, que vírus fraquinhuuuuu :P Bom, não vou desdenhar muito, pelo menos enquanto tiver um ninho dele cá em casa. Mas sim, é uma gripe comum, como qualquer outra, com a agravante de ser extremamente contagiosa e por isso obrigam a que as pessoas estejam oito dias fechadas em casa sem contactar com ninguém. Quanto a todos os que tiveram contacto comigo nos últimos tempos, devo avisar que o contágio é feito até um dia antes ao dia em que os sintomas se manifestam, ou seja, os que me viram quinta-feira podem ter ficado contaminados, mas os que me viram quarta já não têm tanta sorte...fica para a próxima, deixem lá! :P ehehehe

E agora para os que quiserem saber a história toda (porque isto de estar em casa sem fazer nada também farta), aqui fica:

Sexta-feira de manhã acordei com uma leve dor de garganta. "Apanhei frio ontem", pensei, e não dei importância. Fui trabalhar. A meio da manhã comecei a espirrar e com um ranhito insistente no nariz. Como não tinha febre, nem dores, nem outros sintomas "fora do normal", pensei que tivesse constipada, uma constipação comum, e continuei o meu dia de trabalho normal. À tarde, o amontoado de lenços na secretária já me deixava desconfortável e o olhar de lado dos colegas também não ajudava muito. A cabeça começou a pesar por volta das 16h30, às 17h00 saí para casa. Como o MQT insistia que tinha que ligar para a linha de saúde porque podia ser gripe A, marquei o 808242424 quando saí do trabalho e vinte minutos depois, consegui falar com um enfermeiro. O atendimento é impecável, não fosse o tempo de espera - que mesmo assim dizem que não foi muito! Perguntam tudo e são super preocupados e atentos. Pediram-me que medisse a temperatura, como não tinha febre, disseram-me para seguir com a minha vida normal e, caso os sintomas evoluíssem, para voltar a ligar. No sábado de manhã tinha febre, 38º, liguei para a linha de saúde e aconselharam-me a ir para o Centro de Saúde, onde têm o Serviço de Atendimento à Gripe. Assim fiz, desloquei-me em veículo próprio, como a enfermeira havia recomendado, e fui até ao centro de saúde, o único sítio onde ninguém se sente discriminado porque está tudo à nossa espera :) Todas as enfermeiras e médicas do centro têm batas e aventais "extra", usam máscaras e luvas e por vezes até óculos! Lá, estive cerca de uma hora, porque o sistema informático.....a culpa é sempre do sistema informático, já se sabe, é como o tempo, nunca se queixa! Depois de resolvidos os "problemas informáticos", a médica disse-me que, sendo asmática, fazia parte do grupo de risco e por isso podia-me deslocar à sala ao lado para me fazerem a "zaragatoa".....Oi? Hein? Zaraga-quê? Oh mulher uma pessoa cheia de febre e de fome ainda por cima.....e vão fazer o quê às pessoas a esta hora? Pois parece que é para a análise que não é feita ao sangue, mas sim pela recolha de "fluídos" da garganta e fossa nasal com uns megas cotonetes que são "enfiados" (literalmente) nariz abaixo, quase até fazer cócegas no estômago :S Muito agradável, portanto. E depois, caso a pessoa não esteja ainda enjoada o suficiente, repete-se na garganta. :| E finalmente fui para casa, eu, o meu gaijo e o nosso vírus.

No domingo a Delegada de Saúde do Distrito de Aveiro liga-me:
- "Boa tarde Diana (blá, blá, blá, blá)....o seu resultado é positivo.
- Tem a certeza?...é que eu nem tenho sintomas....
- Pois mas tem havido muito casos positivos que têm evoluído muito bem!"

E no fim da conversa estava "aconselhada" a não contar a ninguém para que as pessoas não entrassem em pânico. Ela própria iria entrar em contacto com o meu chefe que iria posteriormente avisar toda a gente na empresa e só depois disso poderia falar com toda a gente.....ora, o pessoal que trabalha comigo e que não me viu segunda-feira de manhã, entrou, automaticamente, em pânico :)

E foi assim que fiquei isolada do mundo. O meu gaijo por afinidade ficou também, porque a ele "já não valia a pena fazer a análise" (?!?!), dado que já estava num grupo de risco, o das pessoas que contactavam com pessoas com Gripe A. Poupámos dinheiro aos senhores, assim escusaram de fazer um exame a mais. Somos uns queridos :|

Agora os nossos amigos fazem-nos as compras e deixam aqui à porta; tocam à campainha e fogem....é tipo um jogo: o primeiro a contactar connosco perde! :)

E eu....estou bem. Entupida e tal, um bocadinho de tosse, mas tudo bem. O meu gaijo nem manifestou sintomas, só umas dores no corpo que entretanto já vão desaparecendo. E aqui estamos, barricados na própria casa....e mais não é na nova!!!

Eu contaminava alguém por um café de máquina.........:S

Alguém se oferece? :D

6 comments:

melisand said...

Olá!

Não sei muito bem o que dizer se não desejar-te as melhoras!!

Di said...

Já não é mau :D Obrigadinhaaaaaaa!

*Ana* said...

ohhh gaija! mas que raio de sina, essa! quando não é o Sr. Eng. Branquinho que tá doente, ficas tu e pões o homem doente tb, que é para manter aí bem o balanço! ;)

As melhoras gaija! Dá-lhe aí no viruszinhu, que isso nem sequer tem categoria pra ser doença a sério para ti: isso dos espirros e dores de cabeça é pra meninos! ;) brincadeirinha só para espairecer!

Força nisso dizinha! Adoro-te ohh pandémicazinha! muuuuuuuuuah :*

PS -> Se ag me disseres que não te poes online pq dizes que não tens tempo suficiente para relaxar em casa, ESSE VIRUS COMPARADO COM A DOR FISICA E PSICOLOGICA QUE EU TE VOU INFLINGIR QUANDO TE VIR, NÃO E NADA, ANN?!?!? ;)*

Luis said...

Realmente... este vírus desde que mudou de nome, de 'gripe suína' para gripe A, perdeu toda a pujança.
Era bem mais fixe dizer: "tenho gripe suína" do que "tenho gripe A". Gripe A... tsss, tsss... Até já a Diana apanha gripe A.
Mas conhecer como te conheço, esse vírus vai levar uma volta que vai jurar que nunca mais vai contagiar ninguém.

Este texto está delicioso... Muito bom. Já agora, quando escreves um livro?

Melhoras, Beijo (apenas virtual) :D

Di said...

Obrigadinhaaaaaassss a todos pela força....e boa disposição, que também é muito importante!!! ;)
Eu estou power....aliás, nunca deixei de estar :) Agora já estou de volta, em força! Sem sintomas, recuperada e com um fim-de-semana de sol para me receber de novo na rua...isto é que é sorte!!

O vírus foi à vida dele, muito triste que não tinha causado danos :)

Quanto ao livro....um dia, um dia prometo que sim. Eu digo que me falta a história, mas sei que me falta a maturidade. Quando chegar a hora, será. A julgar pelas provas dadas, ainda te vais adiantar...e que bem! ;)

PireX said...

Gosto particularmente da parte que passo a transcrever:
"E no fim da conversa estava "aconselhada" a não contar a ninguém para que as pessoas não entrassem em pânico.", que claramente entrou por um ouvido e saiu pelo outro a uma velocidade ainda maior, tendo em conta que contar a mais gente do que colocar num blog ao dispor de toda a gente que faça uma pesquisa por gripe A, acho que não é possível.

Mas isso de apanhar a gripe A em Portugal é uma treta, realmente era mais engraçado quando era gripe dos porcos, porque essa implicava que uma pessoa se tivesse deslocado ao México ou a um destino lá perto, era fino, completamente fashion. Agora é mais fácil apanhar a gripe no Algarve que no próprio México, que banalidade :D

Beijokas gaija (agora já é seguro certo? )