Saturday, May 09, 2009

Bimby Vs Tradicionalismo

Ora bem, a Bimby não é uma máquina gigante que se põe tudo lá dentro e sai um bolo, ou bolachas ou pizzas. A Bimby, meus amigos, é um robot de cozinha. Pura e simplesmente isso, um robot de cozinha, como já existiram milhares. É, sim senhores, mais evoluído (mal era se não fosse!!!) e muito mais publicitado (também mal era se a publicidade nesta área não tivesse evoluído!). E como robot de cozinha, auxilia na cozinha, faz algumas coisas por nós, umas melhores que outras, mas faz.

Agora, o que a Bimby não faz, é substituir as mulheres em casa. E esta frase não é, como podia ser de esperar, dirigida aos homens, é antes dirigida às mulheres, às "tradicionalistas" que defendem que "a-Bimby-é-para-quem-não-sabe-cozinhar" ou para "azelhas-na-cozinha" ou ainda para "quem-não-tem-gosto-culinário". Minhas amigas, a Bimby não vos vai roubar os maridos, não vai ser a Bimby que vai receber os elogios culinários lá em casa, não vai ser a Bimby que vai adormecer os vossos filhos. Calma. O que a Bimby pode, eventualmente, fazer, é dar-vos algum "tempo-extra" para vocês ou, se assim preferirem, algum tempo para experimentarem n receitas que, de outra forma, só tentavam uma vez por ano porque "não havia tempo" ou "davam muito trabalho" ou ainda "eram muito complicadas". O facto é que, quem critica não tem e, a meu ver, não poderia criticar. Eu, que falo por experiência própria, não deixei de utilizar tachos, não mudei os meus temperos, não sigo á risca o que vem nos livros da máquina (nunca segui nenhum de culinária), não faço as receitas tal&qual como está descrito, não deixei de fazer as receitas que fazia. A diferença é que, quem não sabe cozinhar, nada, nem o básico, fica a saber de um dia para o outro, sem mais nada, com a máquina e um livro; para quem sabe cozinhar e gosta de experimentar outras coisas, tem um utensílio culinário que ajuda imenso a picar, ralar, passar, triturar, pulverizar, cozer, etc, etc, etc.

Por isso, durmam descansadas amigas, a Bimby não vos tira o lugar naquilo que vocês sabem realmente fazer, parem é com a insistentemente estúpida pergunta: "a Bimby fazia isto, não?!?!" NÃO F&D#-S%, mas eu e ela, fazemos TUDO!

1 comment:

Anonymous said...

Querida Dianinha...

Palvaras para quê? Entendo cada palavra tua..100% de acordo!!
Garantidamente sabes que tens em casa (mais propriamente na cozinha) uma ferramenta fantástica!

Eu sou fã tal como tu...

Beijinhos
Sónia Guerrinha Franco