Monday, July 14, 2008

Íris


É preciso ter muita sensibilidade:

"
O pai - Quando a minha filha nascer....
Eu - Ai é uma menina?

O pai - Sim!

Eu - E como é que se vai chamar?

O pai - Íris
Eu - Como a do olho?

"

É o que dá ser desbocada! E eu até disse inocentemente, até porque tenho uma grande admiração por este futuro papá! Mas estávamos num jantar, só malta jovem (e maldosa!), bem regada de vinhaça tinta......e pronto, foi risada geral! Eu e a minha boca grande...estou a pensar nisto desde sábado!

E só depois fiquei a saber como o nome tem tantos e diferentes significados, o que um filho, por si só, já traz.

do Lat. iris < class="categoria">s. f., Anat., membrana ocular colorida, situada no interior do globo ocular;
s. m., conjunto de faixas coloridas que envolvem as imagens dadas pelos sistemas ou pelas lentes com incorrecções;
Ópt., diafragma regulável que controla a quantidade de luz que entra num instrumento óptico;
s. f., Bot., género de plantas que serve de tipo às iridáceas;
lírio;
Zool., borboleta diurna;
s. m., Meteor., arco colorido formado pela decomposição da luz solar e também denominado arco-íris;
Geol., tipo de quartzo irisado.

Arco-Íris porque a íris é o espectro de todas as cores....nunca tinha pensado nisto!

3 comments:

Ana Aires said...

Muito bom... ha' coisas que fazem parte de no's. Desbocada....so' um bocadinho.

Di said...

:D Ainda bem que há quem saiba que faz parte de mim!!

Gabriela said...

Este nome é mt giro ... para uma pessoa que vai ser a tua alegria (alegria = mt cores) ... fica mt bem!!!