Tuesday, July 15, 2008

Porquê?


Lembro-me de há cerca de um ano o meu mega Xonxo estar na curiosa "idade dos porquês". Porquê isto, porquê aquilo. Era um dia inteiro a perguntar porquê.

"
Ele - Porque é que a Lua é branquinha pai?
Pai - Porque ela está lá tão alto, tão alto, que consegue ver o sol, que brilha muito e faz com que a lua consiga ser branquinha!
Ele - Então porque é que não lhe vejo os olhos, pai??

"

Enfim, tudo tinha um "porquê"! Numa das nossas conversas com muito propósito, ele perguntava porque é que a lareira tinha aquela "coisa" à frente quando estava acesa. Eu lá lhe explicava que era uma grelha e que servia para nos proteger se o lume saltasse para fora da lareira, ao que ele responde "E o que é proteger?" :D Eu lá tentei explicar. E depois da explicação resolvo ser eu a perguntar: "E porque é que tu estás sempre a perguntar tudo "porquê"?" Ele levanta os dois braços e diz numa grande expiração, com o olhar aberto de desespero "Então Madinha, eu não sei nada.....!!!" Eu sorri, dei-lhe muitas beijocas nas bochechas (mas isso dou sempre!) e disse-lhe que fazia muito bem, que temos que perguntar sempre que não soubermos, que não fazia mal não saber porque havia sempre quem nos ensinasse e o mais importante era aprender. Ele sorriu e voltou a fixar-se na grelha. :D

Lembrei-me deste episódio este fim-de-semana, quando me disseram que a característica que mais se destacava em mim era a minha facilidade de comunicação. Disseram-me que era uma boa comunicadora e que tinha o dom de sorrir. Disseram-me para não o deixar de fazer e para manter a minha persistência em saber porquê. Disseram-me que Sócrates (não este, claro!! O mais antigo :p) era assim, que buscou o conhecimento pela dúvida, pela questão.
Eu senti-me orgulhosa, ainda que a avaliação assentasse em muitos dos que se encontravam na roda. De qualquer forma gostei da ideia que conseguiram levar de mim depois de 40 horas presenciais, ficaram com parte de mim, com uma verdadeira parte de mim - ainda que o que tenha de mazinha compense isso tudo :P

E agora vamos lá a saber porque é que estão a ler este post??? Eu preciso de saber tuti!!! :D

4 comments:

A gaija :) said...

tou a ler isto PRUKE gosto de ti :) ahahah mega beijo pra minha gaija com saudaduxas muitas!*

Ana

Di said...

Lindaaaaaa a nha gaija paaahh!!! E ainda gosta de mim!! :D

JP said...

eu não gosto de ti, só estou a ler isto porque estou no wc sentado na retrete... as maravilhas do wireless em casa...

Di said...

Eeeeerrrrr.....essa informação não é pa partilhar....! Eu sei que tu gostas, e até em cima dessa peça de porcelana :D ahahahahah